segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

INAUGURADO CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO BENÔMIA MARIA REBOUÇAS - MOSSORÓ

 



Inaugurado oficialmente na manhã desta quarta-feira (23/12/2020), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças já começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira (28/12/12/2020). A Prefeita Rosalba Ciarlini participou da solenidade de inauguração acompanhada por secretários municipais, dos profissionais vão compor a equipe de especialistas que realizaram os atendimentos na unidade e representantes de associações de deficientes físicos de Mossoró.

Edificado em uma área de mais de 9mil m² e representando um investimento de mais de R$ 5 milhões, o Centro Especializado em Reabilitação oferecerá serviços que agregará tecnologia para atender com qualidade as várias modalidades de cuidados específicos para os diferentes tipos de deficiência. Classificado como tipo IV o CER Mossoró, disponibilizará serviços especializados em reabilitação auditiva, física, intelectual e visual, com o objetivo de garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência, promovendo autonomia e independência.

A Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, destaca que o CER é referência não só para os pacientes de Mossoró, mas para toda a região oeste. “O trabalho aqui será desenvolvido  com muita dedicação para aqueles que precisam de recuperação seja física, neurológica, psicológica, auditiva, visual, da criança ao adulto, e terá início já na segunda-feira. Este é um serviço especial que deixamos para nossa cidade, valeu a pena o trabalho, a luta, pois este é um sonho que agora está realizado”, enfatiza.

A Secretária de Saúde, Saudade Azevedo, fez questão de falar da importância do equipamento para o município, por atender as diferentes modalidades de reabilitação tanto para pacientes de Mossoró, como para aqueles vindos de outros municípios.

“A entrega do CER é um divisor de águas no município de Mossoró. Lembro que quando cheguei à prefeitura a equipe reclamava muito da estrutura física onde os atendimentos eram realizados, e essa casa nova era bastante aguardada para melhor assistir aos pacientes do SUS. Foi um longo caminho para conseguirmos essa estrutura grandiosa, que contou com o empenho do Deputado Beto Rosado, com recursos provenientes de emendas parlamentares para a construção do prédio, além do investimento de mais de R$2 milhões na compra de equipamentos. Então a gente pede que a população zele por esse equipamento que é de todos”, destaca.   

Diretora do CER, a fisioterapeuta Carolina Vieira, afirmou que ao longo da atual gestão, mais de 55 mil atendimentos em fisioterapia foram realizados, e neste ano, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia foram 10.500 sessões, zerando a fila por atendimentos pós-operatório de pacientes que vem de cirurgias eletivas. Carolina Vieira ressaltou que o CER terá atendimentos em neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, além da distribuição de órteses e próteses, que hoje é realizada apenas em Natal, inclusive bolsas de colostomia para pacientes ostomizados. Ela lembrou que no Brasil existem outras unidades de CER tipo IV, em outras regiões do Brasil, mas o CER Mossoró é o segundo do Nordeste, e o único no Rio Grande do Norte.  

“Esse é um momento muito especial para todos nós fisioterapeutas. Quando recebi o convite para dirigir esse setor, a primeira reclamação era sobre a falta de um prédio para os atendimentos, porque a gestão anterior deixou a fisioterapia na rua. O Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado – PAM Bom Jardim nos acolheu. E Hoje estamos aqui entregando uma casa para nossos profissionais trabalharem com dignidade e para nossos pacientes serem atendidos com ainda mais qualidade. Agradeço a Prefeita Rosalba, a secretária Saudade e aos meus colegas por todo empenho”, frisa.

A Presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró (ADEFIM), Lúcia Aquino, enfatizou que Mossoró já precisava a muito tempo de um centro de reabilitação com a estrutura disponibilizada pelo o CER Mossoró. “Agora as pessoas com deficiências não vão mais precisar se deslocar para outras cidades como Natal ou Fortaleza para conseguir atendimento. É um momento de muita emoção, porque estou nessa luta pela pessoa com deficiência a muito tempo, e digo acessibilidade é dignidade. E esse centro traz o nome de uma companheira de luta, Benômia Rebouças, estou muito emocionada”, comenta.

Participaram da solenidade de inauguração do CER, a Secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, a Secretária Municipal de Educação, Magali Delfino, o engenheiro da secretaria de Infraestrutura Yuri Tasso, o vereador Francisco Carlos, o vereador Rondinelli Carlos, a vereadora eleita, Larissa Rosado, e a professora Martha Maia, presidente do Fórum das Mulheres com Deficiência de Mossoró.

FONTE – PREFEITURA DE MOSSORO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O LXXIII BLOG DO STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS - MOSSORÓ-RN

Arquivo do blog

INAUGURADO CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO BENÔMIA MARIA REBOUÇAS - MOSSORÓ

  Inaugurado oficialmente na manhã desta quarta-feira (23/12/2020), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças já...